Perguntas Frequentes

Sobre a Editora

1. Quem é a Editora?
Fazemos parte de um relevante grupo educacional e editorial, o Grupo MultiAtual.
Carregamos a experiência de 9 editoras científicas, acadêmicas, didáticas e literárias e 4 revistas científicas e acadêmicas, publicamos mais de 500 livros e edições de periódicos científicos. Isto totaliza mais de 6000 trabalhos publicados, somando mais de 8000 autores.

2. Qual o Prefixo da Editora?
O Prefixo Editorial consta no rodapé do site da Editora.

3. Qual o ISBN da Editora?
O ISBN de cada obra é único e constará na ficha catalográfica do livro publicado.
Todos os ISBN  estão devidamente registrados na Agência Brasileira do ISBN, anteriormente era a Biblioteca Nacional e atualmente é a Câmara Brasileira do Livro – CBL.


Sobre Publicações

4. Como o meu artigo foi localizado pela Editora?
Realizamos constantemente grupos de debates, que visitam eventos e publicações, através de técnicos e professores, responsáveis pelas leituras dos trabalhos. A partir daí realizamos o convite de publicação.
O convite é feito apenas uma vez por cada trabalho. Não há insistência de nossa parte pela publicação, de forma que não temos intenção de encher as caixas de e-mails dos autores, nosso princípio básico.

5. Se eu publicar o mesmo artigo que apresentei no Congresso no e-book da Editora, configura “autoplágio”?
Não há uma regra universal, nem uma legislação específica sobre publicações dobradas. Fato é que alguns periódicos com alto FI só aceitam textos inéditos, enquanto a maior parte de livros e eventos aceitam.
No próprio site da Scielo, encontramos que:

“[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro (s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais”.
Desta forma e desde que atendendo as nossas normativas editorias, não há qualquer problema na publicação do seu trabalho em nossos livros.

6. Recebi um convite para publicar meu artigo científico em um e-book da Editora. Qual o procedimento para aceitar?
Para aceitar o convite basta fazer a submissão no link do menu do site da Editora, em "Submissões".

7. Quantos artigos/autores irão compor o e-book?
Trabalhamos com a publicação com média de 5 a 10 artigos por livro, sendo que cada artigo pode contar com no máximo 12 (doze) autores, salvo casos especiais (estudos multicêntricos, por exemplo).

8. Qual o número mínimo e máximo de páginas para cada artigo?
Para submissão de artigo científico o mínimo é de seis páginas e o máximo de 20 páginas. Para submissão de resumo expandido o mínimo é de duas páginas e o máximo de cinco.

9. Quem é o organizador do e-book?
A princípio o livro está sendo organizado por membros do conselho editorial da área correlata ao livro, após o período de submissão e a partir dos temas específicos dos artigos recebidos será indicado um organizador que apresente maior aderência a área.

10. Posso remover autores em um conteúdo que já publiquei como artigo de congresso/simpósio?
Sim. Pois a publicação no evento é considerada um tipo (ISSN) e a publicação em e-book é diferente (ISBN).

11. Posso adicionar autores em um conteúdo que já publiquei como artigo de congresso/simpósio?
Sim. Pois a publicação no evento é considerada um tipo (ISSN) e a publicação em e-book é diferente (ISBN).

12. Posso publicar um conteúdo de minha autoria que já foi publicado em outro local?
É necessário verificar o termo de cessão de direitos autorais das publicações em outros locais. Caso os autores tenham cedido de forma integral os direitos autorais para outra editora, revista ou terceiros, não há possibilidade.


Por que Pagar?

13. Porque é necessário pagar para publicar meu artigo?
Publicar implica custos. Os periódicos de assinatura recuperam os custos de publicação cobrando uma taxa para acessar o conteúdo. Uma vez que o nosso conteúdo é Open Access e está disponível sem restrições, os custos são pagos por meio das taxas de processamento de artigos, também conhecida pela sigla em inglês APCs (Article Processing Charges). APCs são cobradas após a aceitação do artigo, antes da publicação, e variam de acordo com a editora e/ou periódico. Também existem periódicos cujos custos de processamento e publicação são cobertos por outras fontes, por exemplo, um patrocinador como uma sociedade, e por isso não cobram uma APC. O que uma APC cobre? Além do acesso permanente, imediato e mundial ao texto completo do artigo, a APC cobre: revisão por pares, apoio administrativo, comissionamento de conteúdo, desenvolvimento do periódico, desenvolvimento, manutenção e operação do sistema online da editora e websites, diagramação e marcação de artigos e inclusão em serviços de indexação, iniciativas para garantir que leitores e autores conheçam o trabalho publicado no periódico, resposta a autores e leitores, entre outros. Disponível em: https://www.springer.com/br/authors-editors/authorandreviewertutorials/open-access/article-processing-charges/12011754 Acesso em: 30 dez. 2022.

14. Quais são os custos da Editora, que faz cobrar pelas publicações?
Além do mencionado acima, há os gastos com publicações, além dos demais, como funcionários, despesas com manutenções de sites, estruturas de tecnologias, entre outros. Somos uma empresa privada, não recebemos apoio de governos, associações, fundações ou qualquer tipo de auxílio. Somos responsáveis pela mantença da empresa, e temos gastos como qualquer uma, como água, luz, telefone, internet, dentre outros. Sem a taxa, dificilmente a Editora existiria e, nenhuma empresa conseguiria sobreviver.


Direitos Autorais

15. Ao concordar com a submissão eu cedo os direitos autorais do meu artigo para a Editora?
Não, a cessão é apenas para a publicação da obra em questão, os direitos autorais permanecem com o autor, ou seja, o Copyrigh do texto permanece com o autor e o Copyright do e-book pertence a Editora. Todo o conteúdo dos nossos e-books estão licenciados sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).

16. Como ficam os meus Direitos autorais nas publicações com a Editora?
O Direito Autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98).
Os Direitos Autorais são divididos, para efeitos legais, em Direitos Morais e Patrimoniais.
Os Direitos Morais são intransferíveis e irrenunciáveis. Os Direitos Patrimoniais podem ser transferidos ou cedidos à outras pessoas, às quais o autor concede direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações.
No caso da Cessão de Direitos à Editora, ela se dá de forma sem exclusividade, ou seja, o autor permite que o trabalho seja publicado na obra, mas continua com os direitos patrimoniais e poderá fazer uso deste em outra publicação se desejar.


Pós Publicação

17. Quando o meu trabalho será publicado?
No convite, que enviamos e no edital, no menu "Editais", consta a previsão de publicação. Havendo dúvidas, por favor, envie um e-mail informando o título do trabalho que o responderemos.

18. Como fico sabendo que o livro foi publicado?
Nós lhe informaremos pelo e-mail e na página principal do nosso site há um espaço Últimos Lançamentos e nele você poderá verificar encontrar.
Pode-se também acompanhar a Editora pelas redes sociais.

19. Onde meu trabalho será divulgado?
Acreditamos que pesquisas e trabalhos devem ir além da "simples publicação". Trabalhamos para que o seu trabalho fique em constante evidência no meio científico e acadêmico.
Sabemos que pesquisar, escrever, e todas as etapas de publicação são difíceis, dão trabalho e necessitam de esforço.
Assim, além de "simplesmente publicar", gostaríamos de fazer mais!
Valorizar o seu trabalho, dar visibilidade a sua pesquisa! Assim, o seu trabalho está disponível no site da Editora e também no Portal Fazendo Educação, no Site Editoras Grupo MultiAtual e no Portal Aclama (que divulga o catálogo para Universidades, Centro Universitários e Faculdades).
Esses portais recebem milhares de visitas todos os dias de todo o Brasil e do mundo. Ou seja, a sua pesquisa irá mais longe, em nível mundial.
Acesse:
Portal Fazendo Educação: https://www.fazendoeducacao.com.br/
Site Editoras Grupo MultiAtual: https://editoras.grupomultiatual.com.br/

Declarações e Certificados

20. Preciso de uma carta de aceite para comprovar o aceite do meu artigo como capítulo de e-book. Como faço para obter?
A declaração de aceite é gerada dentro do sistema de aprovação. Após gerar o termo e o pagamento, a carta de aceite é liberada para o autor.

21. A Editora emite Certificado de Publicação?
Sim. A Editora emite Certificado de publicação. O documento é emitido após a publicação, enviado diretamente a todos os autores.

Nota Fiscal

22. Será emitida nota fiscal eletrônica para o serviço prestado?
Sim. Os autores devem decidir qual deles será o responsável para receber a NF-e.

23. Sou professor e irei utilizar verba de projeto para o pagamento da editoração/publicação. Preciso que seja inserido na Nota Fiscal o número do projeto, é possível?
Sim. Basta informar por e-mail esta necessidade e informar como o dado do projeto deve ser informado na NF-e.

24. Desenvolvi o artigo em parceria com a empresa que trabalho. É possível emitir a Nota Fiscal em nome desta empresa?
Sim. É necessário informar no email quem será o responsável pelo pagamento e pelo recebimento da Nota Fiscal Eletrônica.

25. Qual a forma de pagamento disponível?
Atualmente as formas de pagamento disponíveis são:
  • Pagamento via PagSeguro - Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Boleto, Depósito Online.

Valor Científico da Publicação

26. Quanto vale um capítulo de livro para o seu currículo?
Na vida acadêmica utilizamos o currículo Lattes como balizador para aprovações em pós graduação, concursos e aprovações de projetos de pesquisa em fundações de fomento. A cada dia que passa fica cada vez mais difícil publicar em periódicos, seja pelo tempo de tramitação, sejam pelos valores cobrados.
Um capítulo de livro pode ser muito útil a você nesses momentos de seleção. Geralmente, um capítulo de livro com ISBN em editora nacional possui, em média, o mesmo peso de um artigo publicado em periódico Qualis B2/B3. Caso você seja o autor/organizador do livro, pontuação igual a um periódico Qualis A2/B1
Na Editora você pode melhorar seu currículo e somar bons pontos para concorrer em editais decisivos na vida acadêmica.

27. Qual o Qualis Livro dos e-books da Editora?
A Editora foi fundada em 09 de novembro de 2020 e a avaliação quadrienal CAPES/2017 avaliou os livros postados na Plataforma Sucupira nos anos 2013/2014/2015 e 2016, logo, nossos livros terão sua avaliação publicada somente na próxima avaliação quadrienal, que será divulgada em 2021.
Conforme o site da Capes, a instituição “não possui cadastro de editoras nem faz avaliação sobre sua qualidade”. A qualificação Qualis para livro é diferente de periódicos. No periódico a qualificação é para o veículo, independente de sua edição.
Nos livros a qualificação é para uma obra específica, assim sendo, uma editora pode ter vários livros, mas nem todos, necessariamente, terão a mesma classificação Qualis.

28. A Editora possui cadastro no EduCAPES da CAPES?
Sim. Temos cadastro no EduCAPES, além de enviar todas as obras publicadas para o Portal, garantindo maior visibilidade científica e acadêmica, bem como credibilidade às publicações e à Editora.

29. Como é o formato de publicação em e-book? Como funciona o sistema de publicação?
O e-book é um livro que pode ser lido com o apoio de um suporte tecnológico. Isso significa que podemos ler o livro num computador, tablet ou smartphone. O sistema adotado pela editora é: Open Access, ou acesso livre é a disponibilização ampla e gratuita do artigo.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !